top of page

1

Linha 1 - Resiliência ambiental e sustentabilidade das formas construídas

Este subtema trata de aspectos relacionados à capacidade das formas construídas se adaptarem e resistirem no tempo, adquirirem novos significados, mas especialmente adaptarem-se ás novas dinâmicas ecossistêmicas e climáticas. Engloba teorias, estratégias e métodos para a reconfiguração da cidade e a sustentabilidade do ambiente construído.

2

Linha 2 - Padrões morfológicos - ideologia, ferramentas e métodos

Este subtema discute aspectos conceituais, teóricos e metodológicos da morfologia urbana. Incluem-se os estudos aplicados e articulado a outros campos disciplinares que auxiliam na detecção de racismo, injustiça socioambiental ou uso tendencioso da técnica.

3

Linha 3 - Políticas, redes e cartografias

Este subtema trata das diferenças entre as representações oficiais e as construídas pela vivência dos espaços, do palimpsesto formado a partir de relacionamentos e entrelaçamentos entre as unidades de paisagem, dos tipos e sentidos de fluxos que articulam espaços construídos e das redes resultantes.

4

Linha 4 - Sistemas de espaços livres

Este subtema aborda a forma dos espaços livres e suas relações espaciais, funcionais e sociais. Trata de temas como apropriação urbana e o uso do solo, instrumentos legais, atores e agentes envolvidos.

5

Linha 5 - Expansão urbana, formas periféricas e periurbanas

Este subtema enfoca a forma urbana resultante das dinâmicas regionais e metropolitanas e da sobreposição de urbanizações nativas e colonizadoras.

6

Linha 6 - Paisagem, história e patrimônio

Este subtema trata da história da forma urbana e de critérios e procedimentos de intervenção com foco na preservação e/ou regeneração de aspectos físicos de paisagens e ambientes urbanos

Instruções para o resumo e artigo completo



  • Para download dos templates selecione Arquivo > Fazer uma cópia ​

  • Os participantes podem optar por ressubmeter o resumo estendido corrigido e/ou enviar o Artigo completo.

  • Os resumos corrigidos serão aceitos até a data de 30 de Junho e farão parte do Caderno de Resumos do Evento

  • Os Artigos completos podem ser enviados até 31 de outubro, aqueles que não forem selecionados para as Revistas Parceiras serão publicados nos Anais do Evento.

Artigos selecionados serão enviados para publicação em edições especiais das seguintes revistas
paisagens hibridas.png
amazônia moderna.png
RMU.png
bottom of page